top of page

O que significa estar ao Serviço?


Hoje venho falar sobre o significado de "Estar ao Serviço". Esta é a minha opinião pessoal baseada na minha própria experiência e do que tenho observado à minha volta. Cada pessoa poderá ter diferentes perspetivas sobre este assunto. A cada um de descobrir o que lhe vai na alma. Bênçãos, Anabela.


Eu diria que muitas vezes se confunde Serviço com Missão. A principal diferença que notei entre os dois é que o Serviço implica estar a agir com o Coração e Mente alinhados; a Missão muitas vezes é efetuada no Mental esquecendo o coração. E, claro, acima de tudo, depende da intenção que está a ser colocada nas palavras e ações.


Por ex, um trabalhador da luz, semente estelar, que ainda esteja em julgamento, crítica, que fomenta a divisão e a revolta, ou tem intenções de procurar reconhecimento dos outros, controlar a informação, etc, ainda está em ego. Ele está a reagir com base no medo. Neste caso, ele não está ao Serviço, embora possa estar a desenvolver a sua Missão.

Por outro lado, se estiver a agir com base no amor, na compreensão, de ter compaixão de quem vive no medo e não consegue no momento presente viver de outra forma, respeitar as diferenças, e agir genuinamente de coração, sem ter um interesse específico por detrás, esse sim está ao Serviço. E não precisa de estar a fazer um trabalho espiritual, basta que esteja a irradiar Amor Incondicional, Paz Profunda e reverência pela Vida e pelo Todo. E assim é! :)


O autor português Pedro Elias diz, e muito bem, no seu livro « Reflexões Espirituais para uma Nova Terra », página 33:


« Ao contrário do que a mente colectiva da actual civilização possa definir como sendo o Serviço, servir não é fazer coisas, não é ajudar de uma forma cega movido pela vontade humana e pelas ideias instituídas sobre como essa vontade deve ser direccionada ou aplicada. E basta olhar o mundo onde vivemos para observarmos o triste cenário do resultado dessa mesma vontade.


Servir é tão simplesmente irradiar para este plano dimensional a Luz interna da Alma, sendo esse fluir de energia a expressão real daquilo que é o verdadeiro serviço. Um pastor no alto de um monte, a guardar as suas ovelhas, pode estar bem mais próximo dessa energia do serviço do que alguém no sopé, desse mesmo monte, a construir um centro espiritual.


Devemos, por isso mesmo, eliminar da nossa mente qualquer ideia pré-concebida do que é servir, de como se deve servir, pois nada disso, sem esse fluxo interno de radiação pura, é serviço, mas apenas o resultado, tantas vezes, da acção do ego que busca protagonismo e reconhecimento, mesmo que disfarçado de outras coisas. »


13 views
bottom of page