top of page

Discernimento pelo Coração


Discernimento pelo Coração

Neste mundo onde somos estimulados externamente com grandes quantidades de informação, tem-se falado muito na necessidade de discernir o que é verdadeiro ou não. Mas o discernimento não pode ser feito (somente) pela mente consciente, pelo intelecto, pois esta ainda está muito ligada às crenças, preconceitos e limitações do ego. Além de que, à medida que o Ser evolui na consciência, aquilo que hoje é verdade, amanhã pode tornar-se obsoleto e vice-versa. Aquilo que hoje é bom para o Ser, amanhã pode já não o ser e vice-versa. E isto varia para cada pessoa. O verdadeiro discernimento ocorre quando nos conectamos ao nosso Coração Sagrado, cuja mente sábia (sim, o coração tem uma mente própria!) está ligada à alma, ao Eu Superior, à Mente de Deus. E este é que nos dirá o que realmente nos serve no momento presente, no eterno Ponto Zero do Aqui e do Agora.

Então como podemos fazer isso?

Eu, pessoalmente, gosto muito de usar uma técnica que o Gregg Braden fala no seu livro «A Resiliência do Coração». Colocar as mãos sobre o coração e respirar profundamente, pelo menos 3 vezes. Fazer perguntas ao coração cujas respostas possam ser um Sim ou um Não.

Por exemplo: «Esta informação é verdadeira?» e «Esta informação é falsa?» e sentir a resposta para ambas as perguntas. Numa das respostas, iremos sentir paz, ou leveza, ou a energia a pulsar pelo corpo ou uma parte dele; na outra resposta, iremos sentir desconforto, ou dor, ou tensão no corpo ou numa parte dele. A resposta que nos transmite paz, é a Voz do Coração e é essa que devemos seguir.

Lembra-te, todos os sábios são inteligentes; mas nem todos os inteligentes são sábios.

Amor e Luz,

Anabela

188 views
bottom of page